quinta-feira, 7 de junho de 2012

Kinect Ajudando a Detectar Crianças com Autismo



  O kinect é o primeiro videogame sem controle. Para jogar, o controle é seu próprio corpo! Ele utiliza um sensor de movimentos que capta suas ações e interage na tela. O Kinect vem com o jogo Kinect Adventures que disponibiliza vários cenários diferentes para você conhecer algumas funções do kinect xbox! Além de jogos, você também poderá controlar filmes e música através de comando de voz ou mãos.
  O Kinect agora conta com mais uma nova aplicação na medicina: ajudar a detectar sinais de autismo em crianças, para que possam ser tratada precocemente. De acordo com a NewScientist.com: “Diagnosticar um transtorno do espectro do autismo (ASD) em crianças pequenas é complicado, mas quanto mais cedo uma criança puder começar a terapia da fala e obter ajuda para aprender habilidades sociais e de comunicação, melhor. Muitos sintomas diferentes podem sugerir que uma criança tem ASD, mas eles são sutis. Geralmente, um médico experiente leva um bom tempo para identificar os sinais através da análise de imagens de vídeo da criança – um processo caro e demorado”.“O diagnóstico precoce é fundamental para ajudar pessoas com autismo a obter o apoio que necessitam”, acrescentou Caroline Hattersley do The National Autistic Society, em Londres.
  Uma configuração com cinco sensores de movimento Kinect foi criado no Laboratório de G. Shirley Moore School, em Minneapolis, onde cada movimento das crianças é observado. A configuração de hardware Kinect combina com o computador de visão os algoritmos programados para detectar anormalidades comportamentais para automatizar o diagnóstico precoce do autismo.Os pesquisadores Guillermo Sapiro, Nikolaos Papanikolopoulos e colegas configuraram os dispositivos no local de observação para monitorar grupos de cerca de 10 crianças, com idades entre 3 e 5 anos. As câmeras ajudam a identificar e acompanhar crianças com base na sua forma e na cor das roupas que estão vestindo. A informação é enviada para três PCs, que rodam o software que registra o nível de cada criança na atividade – incluindo a forma como eles movem cada um de seus membros. O sistema pode alertar se as crianças são hiperativas ou excepcionais – ambos os marcadores possíveis para o autismo. Com os dados, o pessoal médico pode decidir se uma criança requer mais atenção de um especialista para um melhor diagnóstico. De acordo com a NewScientist.com, o sistema será apresentado na Conferência Internacional IEEE em Robótica e Automação em St Paul, Minnesota, este mês. “A idéia não é que estamos agindo para substituir o diagnóstico, mas sim trazer o diagnóstico para todos. Da mesma forma que um bom professor sinaliza uma criança com problema, o sistema fará a sinalização automática e dizer, ‘Hey, esse garoto precisa ver um especialista ', disse Sapiro.

Fonte: kinectxbox

Nenhum comentário:

Postar um comentário