segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ama-Getid Realiza Workshop para Inclusão Escolar


  De acordo com o dicionário Aurélio Incluir significa “inserir num ou fazer parte de um grupo”. Entretanto, para que a inclusão ocorra de verdade é preciso buscar conhecimentos e ferramentas que suportem a aprendizagem de pessoas com necessidades diferenciadas.  Atuando nesse sentido, a Associação de Amigos do Autista (Ama-Getid) promoveu o Workshop Estratégias Pedagógicas para Inclusão Escolar de Pessoas no Espectro Autista, ministrado por Maria Elisa Granchi Fonseca* no mês de outubro. 

 O evento teve como objetivos apresentar o conceito de currículo adaptado e oferecer estratégias de atuação escolar e psicopedagógicas com base no ensino estruturado do Método Teacch. O conteúdo envolveu questões como as funções neuropsicológicas e a aprendizagem escolar, o funcionamento, os recursos e as formas de aplicação do ensino estruturado na perspectiva do Teacch, os ajustes curriculares para um aprendizado eficiente e questões sobre inclusão e AEE (Atendimento Educacional Especializado). Dois momentos de perguntas e respostas complementaram a apresentação.
   
  Mais de 150 pessoas, dentre elas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, diretores de escolas, pais e familiares participaram do evento.  
(Ana Claudia, Sandra Janguiê, Andréa Carla e Kátia Ferraz)

  Na ocasião, a Ama-Getid retribuiu o significativo apoio que vem recebendo de algumas entidades através da entrega de um certificado de agradecimento a Diretora do Colégio BJ, Sandra Cristina Janguiê e  a Diretora da empresa A Prata da Casa Atlhetic,  Andréa Carla de Oliveira.

 Nossos agradecimentos a toda Equipe Ama-Getid, aos participantes e a Maria Elisa.  
(Parte da Equipe Ama-Getid e Maria Elisa)


* Maria Elisa Granchi Fonseca é Psicóloga, Especialista em Didática do Ensino Superior, Mestre em Educação Especial pela UFSCAR, tem Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina at Charlotte-USA, Arteterapeuta pelo NAPE São José dos Campos/SP, Coordenadora do CEDAP da APAE de Pirassununga/SP, Professora Universitária e Consultora em Autismo na Secretaria de Educação de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário