A partir dos encontros
mensais da Ama-Getid e das discussões realizadas, surgiu à
ideia de elaborar um Projeto de Extensão para oferecer uma atividade às
crianças e a possibilidade de oferecer mais um tipo interessante de assistência
ao conjunto criança-família. Desse desejo nasceu o projeto Qualidade de vida: A Matroginástica e a
Música como ferramentas no fortalecimento de vínculos para crianças com
Transtorno do Espectro de Autismo e seus pais, que recebeu o
apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. O projeto é coordenado pelos
professores Karla Mônica Ferraz - fisioterapeuta especialista em
desenvolvimento infantil, Lêdjane Sara - educadora musical e Marcelo
Barreto - educador físico, e conta com o apoio de estudantes de graduação e
do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFPE.
Em 2011, foi
realizado um projeto piloto utilizando a Matroginástica com um pequeno grupo de
crianças, proposta pelo professor Marcelo, como estímulo à brincadeira
entre pais e filhos e reforço ao vínculo afetivo. O retorno fornecido
pelos pais que participaram foi muito positivo e serviu como base para
elaboração de uma atividade mais estruturada. A melhora na expressão e
comunicação utilizando ferramentas de musicoterapia foi um aspecto proposto
pela professora Lêdjane. Por sua vez, a possibilidade de melhora no
controle motor pelos estímulos sensoriais do método foi analisada pela
professora Karla, chamando a atenção para os aspectos de estimulação ao
desenvolvimento motor obtido como benefício nessa intervenção.
A Matroginástica se mostra útil no
aspecto de bem estar por unir brincadeira com fortalecimento de vínculos
familiares. É uma atividade física e recreativa, onde a mãe, o pai, ou outra
pessoa de convivência fornece o suporte necessário para a criança ter novas
experiências, como contato visual, corporal, verbal e afetivo, realizando
atividades sistemáticas e rotineiras. A Música é reconhecida
terapeuticamente e vem sendo usada para reabilitação de problemas físicos,
emocionais ou psíquicos, facilitando mudança de comportamentos. Para a criança
autista possui efeitos positivos, pois o som, sendo vibração, atinge canais
táteis e aéreos, formando canais de comunicação; é veiculadora de sentimentos e
emoções, favorecendo integração e a socialização.
Assim, os objetivos deste projeto
são: abrir novos canais de comunicação, fortalecendo vínculos afetivos entre
pais e crianças com TEA; estimular com exercícios experiências de mobilidade
corporal, favorecendo esquema corporal e habilidades de equilíbrio nas
crianças; novos interesses e descoberta do universo musical e corporal; a fala
e linguagem e a autoconfiança e relaxamento das crianças e dos pais.
As atividades começaram em outubro com as
crianças e pais que participaram do projeto piloto, anteriormente realizado, e
as crianças que fazem parte da Ama-Getid, com participação voluntária e
gratuita e estão sendo realizadas aos sábados, a partir das
09:30h, na quadra do Colégio de Aplicação da UFPE. Os
efeitos iniciais já vêm sendo percebidos na participação alegre das crianças
e dos pais, além de um sentimento de grande satisfação da equipe de trabalho a
cada encontro. O projeto tem previsão de término no último sábado de
fevereiro, quando a equipe de professores fará um relatório final e avaliará a
possibilidade de continuidade.
Nossos sinceros agradecimentos a Karla, Lêdjane e Marcelo pela dedicação na realização dessa atividade
Nossos sinceros agradecimentos a Karla, Lêdjane e Marcelo pela dedicação na realização dessa atividade
Fonte: texto original da
professora Karla Mônica Ferraz.
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