terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Matroginástica, Música e Autismo

    A partir dos encontros mensais da Ama-Getid e das discussões realizadas, surgiu à ideia de elaborar um Projeto de Extensão para oferecer uma atividade às crianças e a possibilidade de oferecer mais um tipo interessante de assistência ao conjunto criança-família. Desse desejo nasceu o projeto Qualidade de vida: A Matroginástica e a Música como ferramentas no fortalecimento de vínculos para crianças com Transtorno do Espectro de Autismo e seus pais, que recebeu o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. O projeto é coordenado pelos professores Karla Mônica Ferraz - fisioterapeuta especialista em desenvolvimento infantil, Lêdjane Sara - educadora musical e Marcelo Barreto - educador físico, e conta com o apoio de estudantes de graduação e do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFPE. 

   Em 2011, foi realizado um projeto piloto utilizando a Matroginástica com um pequeno grupo de crianças, proposta pelo professor Marcelo, como estímulo à brincadeira entre pais e filhos e reforço ao vínculo afetivo.  O retorno fornecido pelos pais que participaram foi muito positivo e serviu como base para elaboração de uma atividade mais estruturada. A melhora na expressão e comunicação utilizando ferramentas de musicoterapia foi um aspecto proposto pela professora  Lêdjane. Por sua vez, a possibilidade de melhora no controle motor pelos estímulos sensoriais do método foi analisada pela professora Karla, chamando a atenção para os aspectos de estimulação ao desenvolvimento motor obtido como benefício nessa intervenção.

   A Matroginástica se mostra útil no aspecto de bem estar por unir brincadeira com fortalecimento de vínculos familiares. É uma atividade física e recreativa, onde a mãe, o pai, ou outra pessoa de convivência fornece o suporte necessário para a criança ter novas experiências, como contato visual, corporal, verbal e afetivo, realizando atividades sistemáticas e rotineiras. A Música é reconhecida terapeuticamente e vem sendo usada para reabilitação de problemas físicos, emocionais ou psíquicos, facilitando mudança de comportamentos. Para a criança autista possui efeitos positivos, pois o som, sendo vibração, atinge canais táteis e aéreos, formando canais de comunicação; é veiculadora de sentimentos e emoções, favorecendo integração e a socialização. 
   Assim, os objetivos deste projeto são: abrir novos canais de comunicação, fortalecendo vínculos afetivos entre pais e crianças com TEA; estimular com exercícios experiências de mobilidade corporal, favorecendo esquema corporal e habilidades de equilíbrio nas crianças; novos interesses e descoberta do universo musical e corporal; a fala e linguagem e a autoconfiança e relaxamento das crianças e dos pais.

   As atividades começaram em outubro com as crianças e pais que participaram do projeto piloto, anteriormente realizado, e as crianças que fazem parte da Ama-Getid, com participação voluntária e gratuita e estão sendo realizadas aos sábados, a partir das 09:30h, na quadra do Colégio de Aplicação da UFPE. Os efeitos iniciais já vêm sendo percebidos na participação alegre das crianças e dos pais, além de um sentimento de grande satisfação da equipe de trabalho a cada encontro.  O projeto tem previsão de término no último sábado de fevereiro, quando a equipe de professores fará um relatório final e avaliará a possibilidade de continuidade.
   Nossos sinceros agradecimentos a Karla, Lêdjane e Marcelo pela dedicação na realização dessa atividade

Fonte: texto original da professora Karla Mônica Ferraz.

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