quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Lei 12.764 e agora?

 No dia 01/09 vários locais do Brasil realizaram ações para esclarecer as famílias e cobrar das autoridades a regulamentação e cumprimento da Lei 12.764 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Essa Lei, promulgada em 27 de dezembro de 2012, nasceu de uma proposição popular submetida a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e resultou do empenho de várias pessoas, dentre elas Berenice Piana, uma digna representante da classe das mães batalhadoras desse Brasil e que acabou tornando-se codinome para a Lei que também ficou conhecida como Lei Berenice Piana.

 Em Recife, A Ama-Getid realizou um Encontro de Famílias no Parque da Jaqueira, área tradicional de lazer da cidade e bastante frequentada por famílias que levam suas crianças para desfrutar dos brinquedos e da área verde do parque, como também de pessoas que costumam realizar atividades físicas nas pistas de caminhada, ciclovias e demais áreas do parque. Com muita empolgação,  as crianças fizeram pinturinhas com desenhos que escolheram e brincaram com as esculturas de bolas realizadas por artistas participantes do evento.

As famílias receberam orientação jurídica de advogados voluntários da associação e puderam tirar dúvidas sobre a Lei 12.764 e também como proceder na busca dos direitos de atendimento perante os planos de saúde. Questões como limite do número de sessões de terapia são recorrentes entre as famílias e puderam ser esclarecidas nesse momento.

 O encontro também propiciou oportunidade para esclarecer sobre o que é o Autismo, panfletos informativos foram entregues juntamente com cópias da Lei 12.764. Vários participantes puderam receber esse material para posterior divulgação em escolas, igrejas e outras entidades. O escritor Wellington de Melo, pai de uma criança autista, e autor do Livro O Caçador de Mariposas, um tocante poema dedicado ao seu filho,  também esteve presente. 

A Ama-Getid agradece a todos que participaram e contribuíram para esse momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário