quinta-feira, 7 de julho de 2011

Congresso Internacional sobre Autismo


 Curitiba sediará, no período de 24 à 27 de agosto de 2011, o Congresso Internacional sobre Autismo. O evento interdisciplinar pretende discutir alternativas de prevenção, intervenção e pesquisa sobre o Autismo, um quadro clínico cujo comprometimento psíquico acarreta graves dificuldades em diferentes áreas do desenvolvimento tais como a comunicação, a socialização, a aprendizagem, atenção e percepção, entre outros. 

 Se por um lado, muito se avançou na descrição e diagnóstico deste quadro clínico, favorecendo uma conscientização por parte da sociedade sobre esse problema verificado, por exemplo, no trabalho de inclusão de crianças autistas em escolas regulares, por outro lado, há ainda muito a se pesquisar no que concerne tanto à detecção precoce quanto à etiologia deste quadro.

 De todo modo, as evidências clínicas já indicam a importância do início do tratamento no prognóstico do quadro. Assim, uma detecção precoce, seguida de uma intervenção a tempo é determinante para a diminuição dos danos no desenvolvimento psíquico, ampliando as possibilidades de subjetivação e aprendizagem.

 Assim, este evento buscará reunir profissionais de diferentes áreas que, em conjunto, possam fazer avançar tanto o conhecimento científico quanto as políticas públicas de intervenção clínico-educacionais e inclusivas para as crianças autistas.

Mais informações em  Congresso Autismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário