segunda-feira, 23 de julho de 2012

Famílias Especiais: Afetividade e Respeito

 A constatação de alguma necessidade especial, entre algum membro da família, é algo quase sempre inesperado na grande maioria das situações. Face a isto, um novo contexto precisa ser ajustado e questões sobre o quê se entende por necessidade especial, como equilibrar sentimentos de amor e desconforto e manter a individualidade sem exclusão, podem requerer um suporte terapêutico adequado para serem efetivamente sustentadas dentro do ambiente familiar. Esta é uma das linhas de atuação do IAF - Instituto Integrado de Apoio à Família, entidade sem fins lucrativos que visa dar suporte terapêutico a famílias e casais, com objetivo de incentivar a reflexão, a valorização, o diálogo e a avaliação dos papéis de conjugalidade e parentalidade na sociedade atual. 

Na reunião mensal do Getid do mês de julho, a Terapeuta de Família e Casal e Desembargadora Federal do Trabalho aposentada, Helena Sobral de Albuquerque e Mello, compartilhou com os presentes a sua experiência de vida como mãe de um autista e uma das fundadoras do IAF, através da palestra Famílias Especiais: Afetividade e Respeito. Na palestra o grupo ouviu um pouco sobre a trajetória de vida da palestrante, os desafios que enfrentou para ajudar no desenvolvimento de seu filho e a importância do suporte da família e amigos nesse contexto.


O IAF surgiu do sentimento de gratidão a essas pessoas que a apoiaram nessa jornada de vida. 
Os participantes também falaram um pouco de si e da relação que possuem com o autismo e foram incentivados, com clareza e sensibilidade, a não perderem de vista seus objetivos, suas relações conjugais e com os demais integrantes da família.
 O Getid agradece imensamente a Helena e Mello e demais integrantes do IAF  a atenção,  a franqueza e os incentivos.
 Saiba mais sobre o IAF - Instituto Integrado de Apoio à Família clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário